Semana Pedagógica - 3º dia de encontro
Atividades sugeridas para crianças do Ensino Fundamental I
Grupo I
Dinâmica de socialização
Responsáveis: professoras Ivanilza e Socorro Oliveira
Cabra cega no curral
Objetivo: Socializar a turma de forma lúdica e dinâmica
Material utilizado: papel, lápis piloto, lenço e caixa.
Procedimento:
1º Feito um círculo com os
alunos, o professor dará início a dinâmica tirando um aluno que terá os olhos vendados.
2º Em seguida a tia passa com uma caixa de onde os alunos irão retirar
uma palavra, por exemplo, BOLA.
3º A cabra cega entrará no circulo e ticará em um aluno, caso o aluno
esteja com a palavra BOLA, irá se apresentar falando do objeto.
Exemplo: eu sou Paulo, adoro jogar bola.
Grupo II
Professores responsáveis: Angélica e Dalvanete
Dinâmica
Quem sou eu
Objetivo: Fazer a apresentação da turma e do seu material escolar de
uma forma que prenda a atenção de todos, a concentração, dentre outros
objetivos que por ventura possam surgir no decorrer da aula
Material necessário: material escolar
Estratégia:
1º Cada aluno receberá um objeto e guardará até que a tia inicie a
dinâmica
2º A brincadeira começa com a tia que estará com um objeto e fará a apresentação
da seguinte forma... Eu sou Camila e sou um caderno.
3º A brincadeira continua com o segundo aluno que dirá: Ela é Camila um
caderno e eu sou Manuel um apontador.
4º A brincadeira continua até que todos os alunos que estão sentados em
circulo façam a sua apresentação e do seu material escolar que eles adoram
mostrar.
Grupo III
Responsáveis Conceição Fernandes e Socorro Araújo
Responsáveis Conceição Fernandes e Socorro Araújo
Dinâmica
A caixa mágica
Objetivo: Trabalhar a coordenação motora ampla, a expressão corporal, a
percepção visual e a escrita das palavras como também sua criatividade.
Material necessário: uma caixa
Estratégia:
1º Os alunos deverão se dispor em círculo só assim ficará melhor a
visualização.
2º O professor pedirá que os mesmos se curvem como se fossem abraçar
algo que está abaixo dele/no chão.
3º A brincadeira começa com o professor dizendo: a Caixa abre e sai
um...
Cada um tem que fazer um gesto que represente o que ele pensou (um
carro, uma moto, um macaco, uma flor, um bicho...).
4º O professor poderá escolher um dos gestos mais engraçado, perguntar ao aluno o que
representa e depois escrever o nome na lousa.
5º O procedimento poderá ser feito até que todos os alunos nomeiem o
seu gesto.
6º Ao final o professor poderá fazer um ditado usando os nomes dos
gestos que surgiram ou ainda uma atividade de arte onde ele deverá desenhar seu
gesto e os gestos dos colegas
Grupo IV
Professoras responsáveis
Daniely e Josiane
Acróstico de apresentação
Os alunos farão um acróstico para expor
no mural da sala, onde ficará exposto e ajudará na identificação dos mesmos.
Objetivo: Estimular a criação de textos
poéticos e sensibilizar a todos os leitores que passarão a serem conhecedores
do seu EU.
OBS. Atividade sugerida para encontro de
professores ou alunos das séries finais do Ensino Fundamental I
A atividade foi feita com os professores
que expuseram os acrósticos, vejam e curtam!
Amo trabalhar com vocês
Não gosto que duvidem disso
Gosto de todos sem
Exceção
Levarei comigo a amizade e a
Importância que todos têm no meu
Coração, e seremos se Deus quiser...
Amigos para sempre.
Companheira de todos os momentos
Amada por muitos e invejada por alguns
Menina mulher
Inteligente e capaz de superar
obstáculos
Lajense nata e
Otimista na maioria das vezes
Amada por Deus
Natural no que faz
Teimosa
Otimista
Nova
Inteligente
Amiga de todos
Mulher ideal
Amiga fiel
Rainha dos meus filhos
Inteligente
Não a falsidade
Amada
Legal quem conhece sabe
Vaidosa
Abusada quando deve.
Mãe nota 10
Amorosa
Responsável em tudo que faço
Inteligente
Adoro minha família.
Deus é fiel
Amo a vida
Nota 10
Inteligente
Especial
Louvo a Deus pela vida
Yes sou feliz!
Deus me ilumina sempre
Amo o grande Deus
Louvo ao meu Senhor
Vivo sempre feliz
Amo minha vida
Ninguém é melhor de que ninguém
Eu adoro meus filhos
Tenho respeito pelo outro
Eternamente grata ao Senhor.
Inteligente
Vaidosa
Amiga
Nota 10
Iluminada por Deus
Legal
Zelosa
Atenciosa.
Jesus é o melhor guia
O melhor é ser otimista
Sendo simples e sorridente
Incrivelmente
Amorosa tendo
Naturalidade nos momentos
Especiais.
Amo a Deus
Luz para todos
Deus em minha vida
Estrela brilhante
Nem tudo é perfeito
Orgulho-me do faço
Respeito por todos
Atenção é preciso.
Grupo V
Professoras responsáveis
Marinalva e Antônia
Dinâmica das
cores ou Delícia de cores
Objetivo: Valorizar três temas importantes para a criança, FAMÍLIA,
ESCOLA E LAZER, fazendo a relação entre os três.
Material: balinhas com embalagem colorida
Estratégia:
1º Cada balinha está relacionada a um tema, aqui relacionamos três
temas diferentes:
Bala azul – família
Bala vermelha – escola
Bala verde – lazer
2º Os alunos deverão pegar uma balinha e sentar-se.
3º A professora escolhe um aluno, e se ele tiver com a bala da cor
azul, deverá falar da sua família.
Obs. Caso o aluno tenha dificuldade a professora poderá fazer as
perguntas.
Ex. Quem você acha mais importante na sua família? Sua família conhece
sua escola? Etc.
Se for a balinha vermelha relacionada à escola
Você gosta da sua escola? Por quê? Você conhece outras escolas? Você
acha a escola importante?
Se for a balinha verde relacione ao lazer
Você sabe o que é lazer? Você tem lazer? A escola é lugar de lazer? Na
sua família tem lazer?
4º Ao término da brincadeira, o professor ainda poderá sugerir outras
atividades como, por equipe/cores eles poderão fazer um desenho relacionado ou
uma produção textual.
Grupo VI
Professoras responsáveis
Aldenora Neris e Halana
Dinâmica
Seguindo o chefe
Objetivo:Incluir os alunos com necessidades especiais nas atividades
propostas em sala de aula, reconhecendo suas possibilidades e limitações e o
senso de colaboração dos demais.
Material: lenços, papel, lápis de cor ou piloto.
Estratégia:
Formar um grupo que tenha uma criança cega, uma muda, uma sem os movimentos do braço direito, outro sem
os movimentos do braço esquerdo, outra sem movimento dos dois braços.
A professora irá contar a história do barco encantado, todos ficarão
ouvindo atentamente e vendo se possível. Ao terminar a história a professora
distribuirá no grupo papel e piloto, para que em grupo a equipe faça o desenho
de um barco.
Nossa Equipe fez e deu certo, faça também!