domingo, 7 de setembro de 2014

Desfile de 7 de Setembro








A Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros – Ensino Fundamental I - Recebeu este nome em homenagem à Professora Marta Bezerra de Medeiros – aluna exemplar, estudiosa, inteligente, pontual, comportada que tornou-se uma das melhores alunas do curso misto do Grupo Escolar Pedro II. Tornou-se professora por vocação mostrando que um professor de província também é um intelectual, e que dentro de uma vocação para o trabalho, realizava uma paixão que tem como suporte, o desejo refletido no vínculo aluno-mestre e professor, assim se efetivou a luta desta professora por um lugar no Magistério Público. As décadas que se seguem até a aposentadoria são de estabilidade na vocação de professora, entretanto, sabemos apenas que teve uma vida pessoal cheia de atribulações e de desafios constantes, tanto pelo estado de saúde, pois desde criança foi acometida pela paralisia infantil, deixando por anos dependente de uma muleta, até que devido a uma queda de cavalo (que era o transporte da época) piorou o seu quadro, deixando-a dependente da cadeira de rodas, mesmo assim o que os alunos encontravam na escola ao chegarem era uma bela mulher sentada em sua cadeira, sorridente, com os lábios pintados de batom vermelho, com os cabelos devidamente preparados com fitas, rosas, tranças, os olhos delineados com lápis escuro e constantemente perfumada, desfazia-se assim nos alunos a visão diferente imposta pela deficiência, para instalar-se a visão do diferente imposta pela capacidade, vocação e desejo de vida. Daí a homenagem a essa professora marcante.


 A escola Iniciou seu funcionamento em 10 de fevereiro de 1992, sob a direção da Professora Benilde Melo da Silva.

Nesse ano a escola começou a funcionar com turmas de 1ª série e pré-escolar do maternal a alfabetização, nesse mesmo ano foi instituído uma cor para a escola, ficando as cores verde e bege.



 Em 1993, a escola dando continuidade aos seus trabalhos, passa a atender  também as turmas de 2ª série, já sob a direção da Professora Maria José Lourenço, e a coordenação da professora Benilde Melo da Silva, apenas no Jardim Tia Lili.

 Maria José Lourenço junto com sua equipe trouxe muitas novidades para a escola, dentre elas a 1ª CULTURARTE do nosso município, que na época foi feita a abertura na quadra Central e a exposição na escola. Outro fato relevante e que na época as escolas não recebiam repasses do (MEC) Governo Federal, então, manter a escola era um desafio, cada gestor procurava a melhor forma de mantê-la fora da ajuda do órgão municipal, então NEKA, criou a chamada Caixinha Escolar, onde os pais contribuíam com uma quantia que era usada conforme a necessidade da escola. Por 4 anos, ela esteve a frente da escola. Ao término da sua gestão a escola já funcionava com turmas de 1ªs a 4ªs séries e também com o Jardim. A mesma prestou seus serviços até o ano de 1996.


Em 1997, assumiu a direção a Professora Lindalva Pereira Alves, dando continuidade ao trabalho que havia sendo feito pelas outras gestoras. Foram muitas conquistas, muitas descobertas, muitas lutas e desafios, mas a escola continuava crescendo a cada ano, resultado esse era a demanda de pais que procuravam a escola para matricularem seus filhos. Em 1998 houve a necessidade de transferir o Jardim para outra instituição para que assim a escola pudesse receber mais alunos. 


Um momento marcante da dessa gestão foi o baile de debutantes da escola (seus 15 anos), uma festa para homenagear alunos, pais, funcionários e ex-funcionários. A senhora Lindalva prestando seus serviços até julho de 2007.







Em 13 de agosto de 2007, assumiu a direção a professora Maria da Conceição Brito Ferreira, mulher de uma organização impecável. Como a escola sempre estava em crescente desenvolvimento, nessa gestão não foi diferente, tivemos a honra de receber a reforma da nossa escola.

Ganhávamos agora uma ala denominada Professora Lindalva Pereira Alves, mais um laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, sala de direção e sala dos professores, o entusiasmo de todos era enorme para usufruir desses espaços, pois seriam espaços para enriquecer ainda mais o nosso aprendizado, pois nosso acervo bibliotecário agora era bem maior.
 

Em 06 de janeiro de 2009 assumiu a direção a professora Alzeni Miranda dos Santos Alves.

Foi nessa gestão que os alunos tiveram a oportunidade de usufruírem do laboratório de informática, onde as aulas agora tornavam-se mais atrativas e dinâmicas. A  referida diretora concluiu seus   trabalhos do ano letivo de 2011.





No ano letivo de 2012, formou-se uma nova equipe técnico-administrativa e pedagógica sob a responsabilidade da professora Marinalda Pereira da Silva.

Teve como destaque nesse período o resultado do IDEB ( que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da escola, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino) . Nesse período a meta que o governo exigia da nossa escola era o resultado 3.2, porém tivemos essa meta ultrapassada para 4.0, ficando assim com o melhor resultado a nível de município.
Hoje o IDEB atual é 4.8









Hoje a escola encontra-se sob a administração da professora Janete Nogueira Araújo, com um trabalho que visa buscar ainda mais a melhoria para todos que fazem parte da referida escola. Tendo um quadro de excelentes funcionários, pais participativos e alunos dedicados que exaltam com muito fervor o hino da nossa amada escola
















Rua Tabelião João Gomes