quarta-feira, 26 de abril de 2017

Mostra do Chá Literário



Sejam todos bem-vindos a V Edição do Chá Literário da Escola Marta Bezerra de Medeiros, que esse ano tem como tema OS SALTIMBANCOS MARTA 2017. O objetivo do projeto é levar as mais variadas obras literárias e esse ano trazemos os: 

“Os saltimbancos” foi um projeto composto por importantes figuras. É um disco que vem da inspiração e adaptação da obra literária “Os músicos de Bremen”, criada pelos lendários irmãos Grimm.
Essa obra trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada por seus patrões. Ao longo das canções vemos que cada um dos animais canta as suas angústias e decidem se reunir para que tivessem a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas. Os protagonistas envolvidos são um burro, um cachorro, uma galinha e uma gata. Cada um reclama da exploração que sofria e contam com suas diferenças para se tornarem livres.
De modo geral, essa obra tem uma elaboração interessante e explora de modo muito eficiente no uso de elementos lúdicos.
As crianças têm grande facilidade de compreenderem e podem aprender sobre valores muito importantes. Questões como união, solidariedade, justiça e diversidade são alguns dos conceitos que a narrativa dos saltimbancos consegue transmitir aos que tem a oportunidade de apreciá-la. Contudo, não podemos entender que “Os saltimbancos” seja uma simples obra pensada para crianças.
A história desses animais tem uma relação muito importante com o contexto histórico vivido no Brasil. Ao falar sobre união, exploração e justiça, os animais que figuram essa fábula davam voz a uma série de questões políticas que marcavam o regime militar brasileiro. Não tendo liberdade para abertamente se opor ao governo, era comum que os artistas utilizassem de elementos e recursos estéticos que de forma indireta expressassem as suas opiniões.
Percebemos que “Os Saltimbancos” é um rico documento histórico capaz de marcar adultos e crianças. Para o universo infantil, percebemos a construção de uma ferramenta didática capaz de introduzir a reflexão de valores muito interessantes para a formação dos pequenos. Aos adultos, uma obra que hoje atesta a falta de liberdade artística que impunha desafios e estratégias para se falar o que se pensava naquela época. Assim, temos um rico universo de questões educacionais e históricas a serem notadas por meio de um memorável disco.
Trouxemos para esse momento três salas de cinemas, a 1ª sala contamos a VIDA E OBRA DE MONTEIRO LOBATO, pois não podemos falar de literatura sem falar desse ícone. Na 2ª sala temos o RETRÔ CHÁ, que é uma retrospectiva das temáticas que destacamos a cada ano, por fim, na 3ª sala podemos assistir OS MÚSICOS DE BREMEN, para poder entender melhor toda a temática que estamos trazendo esse ano, sem contar que contamos ainda com um espaço para leitura e um delicioso chá.
Nesse momento teremos apenas uma pequena amostra do que traremos para esse ano, nos aguardem no mês de maio e muito obrigada pela presença de todos.
Não podemos deixar de agradecer também os responsáveis por esse momento, os professores e alunos das turmas de sistematização. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião,sugestão,crítica...

Rua Tabelião João Gomes