Sejam todos bem
vindos ao V CHÁ LITERÁRIO da escola MARTA BEZERRA DE MEDEIROS com ENSINO
FUNDAMENTAL I, que traz o tema OS SALTIMBANCOS. Hoje traremos a segunda parte
do nosso espetáculo, com o conto dos Irmãos Grimm MÚSICOS DE BREMEN, que é a
nossa história.
Se nos sentimos cansados da vida e
queremos encontrar um sentido para ela, este conto convida-nos a não
desesperar. Devemos deixar-nos motivar por uma ideia, uma causa, um projeto que
nos pareçam suficientemente dignos de interesse. Não interessa que se trate de
uma utopia ou de um sonho irrealizável.
O importante é pormo-nos a caminho e
avançar, em vez de nos lamentarmos. Ao percorrer o nosso caminho, encontraremos
outras pessoas como nós, que estão também à procura do sentido para as suas
vidas. Talvez nos acompanhem na nossa busca absurda e partilhem conosco uma
coesão de vida e uma solidariedade que, a dado momento, possa transformar-se
numa “fanfarra” viva e alegre – mesmo que esta fanfarra esteja muito longe da
ideia que dela tínhamos.
Na nossa busca do sentido da vida,
teremos acordado a vida em nós e a Fecundidade virá, qual milagre procura esta
vida, a fim de se servir dela!? Então, estes seres vivos em marcha acordarão
outros seres vivos. A força de vida que todos juntos possuem emprestará uma
vivacidade tal à realidade que esta se tornará elástica, mutável e gerará uma
multiplicidade de formas.
Essas formas podem dar origem a uma
organização nova, feita segundo o desígnio da Fecundidade. Neste grande
concerto da vida, cada um dos músicos encontrará o verdadeiro sentido da sua
vida no seio da grande fanfarra humana, orquestrada pelo mundo do Todo-Possível
Com vocês os alunos dos 1ºs anos A e B
das professoras Ana Paula e Elaine Cristina e participação do coreógrafo Ronhallyson
e os MÚSICOS DE BREMEN
E a história continua, na cena anterior
vimos a história da Bicharia, Do Jumento, Um dia de Cão, A Galinha, História de
uma Gata, daremos continuidade com A cidade ideal e minha canção
Depois de todas as
apresentações, o grupo finalmente inicia sua jornada em direção à cidade. O
destino não é por acaso. O meio urbano moderno é a forma de organização social
e espacial típica do capitalismo, que o cristaliza e perpetua. Ir à cidade é se
dirigir ao coração desse sistema. Mas os animais conversam sobre como cada um
imagina que a cidade deveria ser, e só o Jumento não tem ilusões sobre o que
ela é. Pela caracterização de cada personagem, pode-se dizer que isso é porque
a classe trabalhadora é a que sente mais diretamente a exploração capitalista,
enquanto os outros grupos têm um nível de adaptação maior.
Por essa conversa, chegam a conclusão
de que não basta ir à cidade, pois nela não há espaço para suas necessidades.
Ou seja, se nós quisermos uma sociedade livre de toda a exploração e opressão,
devemos criar um outro sistema, pois o capitalismo não dá.
Nessa música é feita uma outra
discussão: se os animais são uma metáfora para os oprimidos e os humanos
representam os opressores, as crianças são uma exceção. Isso reflete uma visão
recorrente na arte, onde a presença das crianças é usada para transmitir as
ideias de inocência no presente e de confiança num futuro melhor.
Antes de darmos inicio ao espetáculo,
gostaríamos de agradecer a presença e colaboração de todos os envolvidos nesse
grande momento da escola que faz a diferença
E vem aí agora, para esse espetáculo, os
alunos das turmas de sistematização sob a responsabilidade dos professores
Abraão e Angélica e a coordenação da professora Aldenoura Camilo e direção de
Janete e Selma.
#QUEMFAZMARTAFAZADIFERENÇA!